quarta-feira, 25 de outubro de 2017

IZALTINO GUIMARÃES: A FORÇA DA LUZ

COM "LUZ E SOMBRA NO MEU QUINTAL" IZALTINO GUIMARÃES REVELA ALMA EM LUGARES IMPROVÁVEIS

Na composição de "Tino", a luz se revela forte

   ____________________________
   Com a palavra nosso analista:

   Se for verdade que a principal característica da fotografia contemporânea é a expressão autoral, então pode-se dizer que as obras fotográficas do Izaltino Guimarães, o "Tino", são como sua assinatura digital. É possível, facilmente, reconhecer naquelas imagens seus traços particulares.

   O leigo insensível vai dizer:
  -Então eu vou no museu para ver fotos de restos de vegetação iluminados a noite?

    Não. A sensação está além do que os olhos enxergam aquém.

  “Luz e Sombra no Meu Quintal” é um contraste por si só: contém ideia de principiante com maturidade empírica. É um saudosismo que proporciona o mesmo olhar faiscante do começo da carreira com resultados mais experientes de agora. Mesmo que o menos sensível não consiga entender o que está vendo, ele vai ficar distraído com tantas formações e ranhuras sob a luz. 

  Falando sobre distração, poesia e filosofia é o que se pode ver na exposição do Izaltino. Ambientes em contrastes de iluminação e performances que estimulam o espírito a relaxar por um instante. De olhos bem abertos, o cérebro é forçado a investigar a dimensão essencial da realidade. Uma folha não é só uma folha e um broto não é só um broto. Mais claramente, pode se ver que são também texturas, rugas, formas, mistérios e suspense. Relevos iluminados por raios de luz. É isso a composição do "Tino"! O entulho, morto e descartável, ganha uma alma iluminada; ganha força! É de se notar o espetáculo em ebulição no próprio quintal, bem ali em meio às folhagens sujas agora tornadas puras.

  "Não é a visão do artista que faz a arte, mas a impressão que o espectador tem da obra. Se ele não viu arte, então não é". (Artes Visuais Jataí)

______________________________________________
A exposição fotográfica, "LUZ E SOBRA NO MEU QUINTAL" foi inaugurada no Museu de Arte Contemporânea - MAC Jataí dia 24/10/2017 e ficará aberta à visitação até 20/11/2017.